Academias & PROJETOS

  • academia de música
    Academia de Música

    A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende.

    Arthur Schopenhauer


    “A Música é uma forma de conhecimento cuja linguagem é o som. A experiência musical viva e criativa é a base de todas as aprendizagens. As vivências e os pensamentos musicais dos alunos são o ponto de partida de um caminho que começa na criação espontânea e se desenrola através de estágios progressivamente mais complexos e elaborados do fenómeno musical.”

    O projeto da Academia de Música consiste na experimentação instrumental e/ou vocal de vários instrumentos, géneros musicais, culturas e realidades musicais potenciando o ensino e exploração dos mesmos, de forma a aprofundar diversas técnicas instrumentais e/ou vocais, assim como o repertório musical que não seria possível explorar na sala de aula. Este projeto procura também permitir que os alunos explorem a sua criatividade musical, estimulando-a através da experimentação de diversos instrumentos e/ou canto, bem como várias músicas de diversos géneros, indo ao encontro dos gostos dos alunos na maioria das músicas escolhidas.

    O trabalho desenvolvido ao longo dos períodos será preparado para apresentações à comunidade escolar nos diversos momentos propostos pelo Colégio nomeadamente a Festa de Natal e o Encerramento do Ano Letivo, entre outros que possam decorrer durante o ano escolar. Este trabalho passa também por ser interdisciplinar, sendo possível a participação dos alunos da academia em projetos conjuntos com outras academias/projetos.

  • Academia de teatro
    ACADEMIA DE ARTES DO ESPETÁCULO | VERTENTE TEATRO

    Objetivos:

    Desenvolver o domínio do palco como espaço de ação;

    Interagir com o outro, com o espaço dramático e com o espetador;

    Aprofundar o “eu” dramático, criando densidade psicológica nas personagens;

    Consolidar capacidades no domínio da expressão vocal (produzir e criar sons, noções de ritmo);

    Desenvolver a expressão corporal através da participação e criação de coreografias contemporâneas;

    Compreender jogos de comunicação verbal e não-verbal recorrendo a técnicas de improviso;

    Dominar progressivamente a expressividade do corpo e da voz;

    Consolidar o relacionamento interpessoal;

    Trabalhar a concentração e atenção;

    Aplicar as técnicas de expressão dramática no desenvolvimento pessoal, social e comunicacional.

  • Academia de ciências e do ambiente
    ACADEMIA De ciências e do ambiente
    A ciência explica a natureza e cria novos mundos que não percebemos com nossos sentidos.
    Marcelo Gleiser


    Ensinar Ciência, com base na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) significa preparar os alunos para abordar conteúdos científicos no seu contexto social; dar possibilidade para refletir sobre as influências mútuas entre a Ciência e a Tecnologia; serem cidadãos informados capazes de elaborar juízos sobre situações do quotidiano; desenvolver o espírito crítico e discussão fundamentada, com argumentos válidos; explicar, descrever e prever problemas do mundo que os rodeia; e, adquirir capacidade de reconhecer informação credível de informação não válida (Fontes & Silva, 2004).
    A Academia de Ciências e do Ambiente pretende fomentar a curiosidade pela Ciência e desenvolver aprendizagens num contexto lúdico, tendo como objetivos gerais:
    • Motivar os alunos para o ensino experimental das Ciências;
    • Fomentar o raciocínio, atitudes dinâmicas e espírito crítico;
    • Promover a interligação entre conteúdos abordados em sala de aula e práticas do quotidiano;
    • Transmitir conhecimentos científicos a alunos de outras áreas disciplinares.

  • Academia de desporto
    ACADEMIA De desporto

    A inatividade física é fortemente relacionada com a incidência e gravidade de um vasto número de doenças crónicas. Assim sendo, o exercício físico torna-se uma das ferramentas terapêuticas mais importantes na promoção de saúde e o profissional de Educação Física, o responsável por sua ampla disseminação.A inatividade física é fortemente relacionada com a incidência e gravidade de um vasto número de doenças crónicas. Assim sendo, o exercício físico torna-se uma das ferramentas terapêuticas mais importantes na promoção de saúde e o profissional de Educação Física, o responsável por sua ampla disseminação.

    in https://www.scielo.br/pdf/rbefe/v25nspe/05.pdf


    Na academia são desenvolvidos exercícios critérios, com vista ao melhoramento da realização das ações técnicas das modalidades coletivas. São realizadas ainda muitas situações de competição e de jogo, de modo a avaliar as competências adquiridas pelos alunos, assim como para o aumento da sua motivação e empenho na academia. Desta forma são solidificados os conteúdos lecionados nas aulas de Educação Física, nas referidas modalidades. Está ainda previsto a realização de vários torneios abertos a todos os alunos do Colégio.Na academia são desenvolvidos exercícios critérios, com vista ao melhoramento da realização das ações técnicas das modalidades coletivas. São realizadas ainda muitas situações de competição e de jogo, de modo a avaliar as competências adquiridas pelos alunos, assim como para o aumento da sua motivação e empenho na academia. Desta forma são solidificados os conteúdos lecionados nas aulas de Educação Física, nas referidas modalidades. Está ainda previsto a realização de vários torneios abertos a todos os alunos do Colégio.

  • Academia de MATEMÁTICA
    ACADEMIA DE MATEMÁTICA

    A Matemática não mente. Mente quem faz mau uso dela.

    Albert Einstein

     Os cidadãos, enquanto consumidores, são constantemente “obrigados” a uma tomada de decisão sobre finanças pessoais, o que, nos últimos anos, se tem vindo a complexificar devido à diversidade de produtos e serviços financeiros disponíveis, sendo o acesso aos mesmos cada vez mais generalizado. É neste sentido que urge a necessidade de uma Educação Financeira que tem por objetivo melhorar a compreensão dos cidadãos sobre os produtos e conceitos financeiros e desenvolver capacidades e confiança para se tornarem mais atentos aos riscos e oportunidades financeiras, tomarem decisões refletidas, saberem onde se dirigir para obter ajuda e adotarem comportamentos que melhorem o seu bem-estar financeiro (OCDE, 2006). 

    O projeto da Academia de Matemática tem por objetivo trabalhar conceitos específicos sobre assuntos monetários, económicos ou financeiros, recorrendo a materiais didáticos, que abordem situações quotidianas e que possibilitem o desenvolvimento da capacidade de fazer escolhas financeiras conscientes, discutir assuntos financeiros e monetários sem desconforto, planear o futuro e responder de forma competente às situações do dia-a-dia, que envolvem decisões financeiras.

    A par deste tema, serão realizadas outras atividades práticas com vista ao desenvolvimento do raciocínio e comunicação matemáticos, algumas das quais poderão ser interdisciplinares, havendo participação dos alunos da academia em projetos conjuntos com outras academias/projetos.

    Alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo dos períodos serão expostos na escola como forma de sensibilizar/ alertar a restante comunidade educativa para a temática. 

  • Academia de audiovisuais
    ACADEMIA DE AUDIOVISUAIS

    A magia do audiovisual: criatividade em movimento.

    A Academia de Audiovisuais é um projeto educacional que tem como objetivo principal proporcionar aos alunos uma experiência abrangente e enriquecedora no mundo da produção audiovisual, promovendo a aprendizagem, a criatividade e a expressão artística.

    A Academia de Audiovisuais, é um projeto que visa trazer a magia e a emoção da imagem e do som para a comunidade escolar.

    Objetivos principais

     mais profunda da história, técnicas e impacto cultural de todas as áreas do audiovisual, com especial enfoque na produção de filmes, desde curtas-metragens até documentários, edição de vídeo e fotografia, e design de som.

    Fomentar a apreciação cinematográfica, exibindo uma variedade de filmes de diferentes gêneros e épocas, permitindo que os alunos ampliem seus horizontes cinematográficos;

    Desenvolver habilidades técnicas, oferecendo workshops práticos sobre roteiro, direção, cinematografia, equipamentos, técnicas de filmagem, iluminação, edição de vídeo e outros aspetos importantes da produção audiovisual.

    Criar um ambiente colaborativo, onde os alunos possam trabalhar em equipa, aprender a comunicar as suas ideias e desenvolver habilidades de resolução de problemas;

    Realizar exibições e eventos audiovisuais na escola, promovendo a participação e interação da comunidade escolar.

    Atividades propostas

    Aulas teóricas sobre a história dos audiovisuais, movimentos cinematográficos, linguagem cinematográfica;

    Oficinas práticas de roteiro, direção, atuação, cinematografia, edição e design de som;

    Formação de grupos de produção audiovisual, onde os alunos terão a oportunidade de criar os seus próprios filmes, reportagens, documentários, do conceito à finalização. Serão formadas equipas de reportagem compostas por alunos interessados em jornalismo ou produção audiovisual, que serão encarregues de registar e documentar eventos, projetos, apresentações e outras atividades. Essas reportagens podem ser produzidas em diferentes formatos, documentários, entrevistas ou artigos escritos e podem ser divulgadas em canais de comunicação internos da escola, como sites, redes sociais, boletins informativos);

    Sessões de exibição de filmes clássicos, contemporâneos e independentes, seguidas de debates e discussões;

    Participação em festivais de cinema estudantis, proporcionando aos alunos a chance de exibir seus trabalhos e interagir com outros jovens cineastas;

    Organização de uma mostra de cinema escolar, aberta à comunidade, onde os filmes produzidos pelos alunos serão exibidos;

    Palestras e workshops com profissionais da indústria cinematográfica, compartilhando as suas experiências e orientando os alunos interessados em seguir carreira no cinema.

  • Academia de LÍNGUAS
    ACADEMIA DE LÍNGUAS

    L'image la plus exacte de l'esprit français est la langue française elle-même.
    Désiré Nisard

    A academia de Línguas - Francês surge como um meio privilegiado de divulgação da língua e cultura francesas, promovendo o interesse dos alunos e motivando-os para a aprendizagem desta língua. Por conseguinte, pretende-se que este espaço extracurricular criado na escola corresponda a uma necessidade de ocupação agradável dos tempos não letivos e ao mesmo tempo permita aos alunos uma convivência diferente com a realidade linguística e cultural francesa. Este trabalho passa também por ser interdisciplinar, sendo possível a participação dos alunos da academia em projetos conjuntos com outras academias/projetos.

    A academia de francês tem como prioridade envolver os elementos da comunidade escolar, procurando transmitir a importância da aprendizagem da língua francesa. Seguindo esta linha de pensamento, pretende-se que a academia obtenha um perfil multifacetado, direcionado para as necessidades dos seus interessados. Assim sendo, a academia deverá estar aberta a todos os alunos do 3º ciclo, que queiram aperfeiçoar / aprofundar os seus conhecimentos da língua e cultura francesas.