O COLÉGIO
Organização
Órgãos
-
Direção
Direção
A Direção é o órgão de gestão que representa a autoridade hierárquica e disciplinar em relação a todos os colaboradores e alunos, tendo como principais competências a representação do Colégio junto do Ministério da Educação e Ciência em todos os assuntos de natureza pedagógica; a planificação e supervisão das atividades curriculares e culturais; a promoção do cumprimento dos planos e programas de estudos; a manutenção da qualidade de ensino e da educação e disciplina dos alunos.
-
Direção Pedagógica
direção Pedagógica
As funções de Diretor Pedagógico do Colégio Frei Cristóvão são asseguradas pelo Dr. José Francisco Gomes Dionísio. -
Assembleia pedagógica
Assembleia Pedagógica
A Assembleia Pedagógica é um orgão de natureza consultiva no âmbito da coordenação e orientação educativa da escola, nos domínios pedagógico-didáticos, da orientação e acompanhamento dos alunos e da formação inicial e contínua do pessoal docente. É presidida pelo Diretor Pedagógico e integra os restantes elementos do corpo docente.
docentes
-
área disciplinar ciências sociais e humanas
Área Disciplinar de Ciências sociais e humanas
Prof. Beatriz Ferreira
Prof. Diana Vieira
Esta área disciplinar abrange as disciplinas de História e Geografia de Portugal (2º Ciclo), História, Geografia (3º Ciclo), Cidadania (2º e 3º Ciclos) e Educação Moral e Religiosa Católica (2º e 3º Ciclos).
-
ÁREA DISCIPLINAR expressões
Área DisciplinaR dAS Expressões
Prof. Patrícia Coito
Prof. Vasco Pereira
Prof. Élson TelesEsta área disciplinar abrange as disciplinas de Educação Vísual (2º e 3º Ciclos), Educação Tecnológica (2º Ciclo), Formação Artística (3º Ciclo), Educação Musical (2º Ciclo) e Educação Física (2º e 3º Ciclos).
-
ÁREA DISCIPLINAR Línguas
Área Disciplinar de Línguas
Prof. Célia Fernandes
Prof. Luís Serrano
Prof. Ana Rita Figueiredo
Prof. Sandra Abasolo
Esta área disciplinar abrange as disciplinas Português (2º e 3º Ciclos), Inglês (2º e 3º Ciclos), Espanhol (3º Ciclo) e Francês (3º Ciclo).
-
ÁREA DISCIPLINAR Ciências exactas e Naturais
Área Disciplinar de ciências exactas e naturais
Prof. Filipa Santos
Prof. Carla Rentes
Prof. Nuno Agostinho
Prof. Joana Estorninho
Esta área disciplinar abrange as disciplinas de Matemática (2º e 3º Ciclos), Ciências Naturais (2º e 3º Ciclos) Físico-Química e TIC (3º Ciclo).
assistentes educativos
-
2.º Ceb
Assistentes Educativos
RESPONSÁVEL - Sr. Dane Rasteiro
O Pessoal auxiliar atua nos espaços do Colégio e rege-se por uma atitude cordial no relacionamento com os alunos, procurando resolver as suas dificuldades. São também as suas funções zelar pela limpeza, segurança e conservação das instalações, garantindo assim as condições necessárias ao bom funcionamento da escola.
-
3.º CEB
Assistentes educativos
RESPONSÁVEL - Sr. Dane Rasteiro
Os assistentes educativos cooperam com toda a comunidade escolar, mediante eficaz cumprimento das tarefas que lhes forem atribuídas, providenciando também assistência técnica necessária ao bom funcionamento da escola.
serviços de apoio
-
serviços de psicologia
Serviços de Psicologia
PSICÓLOGA ESCOLAR - Filipa Gomes
EDUCAÇÃO ESPECIAL - Diogo AbreuOs Serviços de Psicologia e Orientação são constituídos pela Psicóloga Escolar e pelo Docente de Educação Especial, que colaboram com as diversas áreas de apoio educativo. Estes serviços são responsáveis pelo apoio psicopedagógico aos alunos na realização das atividades educativas, procurando articular com os serviços especializados, nomeadamente na área da saúde e da segurança social, de modo a planar as medidas de intervenção mais adequadas. Identificam também as principais causas de insucesso escolar e propõem as medidas tendentes à sua eliminação. Planeiam e executam também atividades de orientação escolar e profissional e de apoio individual ao seu processo de escolha.
-
direção de turma
DiREção de Turma
Os Diretores de Turma são os principais responsáveis pela adoção de medidas tendentes à melhoria das condições de aprendizagem e à promoção de um bom ambiente educativo, competindo-lhe articular a intervenção dos Docentes da Turma e dos Pais e Encarregados de Educação e colaborar com eles no sentido de prevenir e resolver problemas comportamentais ou de aprendizagem.
DIRETORES DE TURMA
5º A - Joana Estorninho
5ºB - Beatriz Ferreira
6ºA - Élson Teles
6ºB - Joana Estorninho
7ºA - Nuno Agostinho
7ºB - Patrícia Coito
8ºA - Diana Vieira
8ºB - Filipa Santos
9ºA - Nuno Agostinho
9ºB - Diana Vieira
-
papelaria
PAPELARIA
RESPONSÁVEL - Sr. Dane Rasteiro
Têm acesso à papelaria os docentes, não docentes, alunos, pais e encarregados de educação, ou outros desde que devidamente autorizados pela Direção da escola.
Os utentes da papelaria devem respeitar as seguintes normas de funcionamento: ordem de chegada; permanecer em silêncio ou conversar em voz baixa; respeitar as indicações do funcionário do setor.
-
secretaria
SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS
RESPONSÁVEL - Sr. Miguel Félix
Os Serviços Administrativos compreendem várias áreas de funcionamento que estão sob a direta responsabilidade da Direção Pedagógica. Lidam diretamente com assuntos relacionados com alunos, colaboradores e expediente geral.
-
tesoraria e contabilidade
TESOURARIA E CONTABILIDADE
RESPONSÁVEL - Sr. Miguel Félix
Os Serviços de Tesouraria e Contabilidade compreendem várias áreas de funcionamento que estão sob a direta responsabilidade da Direção Pedagógica. Lidam diretamente com assuntos relacionados com alunos, colaboradores e expediente geral.
serviços externos
-
limpeza
Limpeza
RESPONSÁVEL - Sr. Dane Rasteiro
Os Serviços de Limpeza são efetuados numa base diária e asseguram as melhores condições de higiene para o normal funcionamento das atividades letivas a decorrer nas instalações do Colégio.
-
segurança
Segurança
RESPONSÁVEL - Prof. Élson Teles
O processo da segurança, em colaboração com a direção do Colégio, consiste na realização das tarefas necessárias para o rigoroso cumprimento do estipulado no Manual de Auto Proteção. Todas as salas estão munidas de um aviso com os procedimentos a adotar em caso de catástrofe ou desastre natural. Todos os anos há também lugar a uma simulação de evacuação do edifício, para que os alunos e colaboradores possam estar devidamente acautelados a respeito das normas a seguir em caso de desastre natural ou incêndio.