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A Área Projecto visa a concepção, realização e avaliação de projectos, através da articulação de saberes de diversas áreas curriculares, em torno de problemas ou temas de pesquisa ou de intervenção, de acordo com as necessidades ou os interesses dos alunos.                                                                                      Decreto-Lei nº6/2001, de 18 de Janeiro (Cap.II, Artigo 5º)
 
A Área de Projecto tem como finalidade o desenvolvimento da capacidade de organizar a informação, pesquisar e intervir na resolução de problemas e compreender o mundo actual através do desenvolvimento de projectos que promovam a articulação de saberes de diversas áreas curriculares.
Despacho nº 19308/2008, de 21 de Julho (Nº 9)
Finalidades
 
§Desenvolver competências sociais, tais como a comunicação, o trabalho em equipa, a gestão de conflitos, a tomada de decisões e a avaliação de processos;
§Aprender a resolver problemas, partindo das situações e recursos existentes;
§Promover a integração de saberes através da sua aplicação contextualizada;
§Desenvolver as vertentes de pesquisa e de intervenção, promovendo a articulação das diferentes áreas disciplinares/disciplinas;
§Aprofundar o significado social das aprendizagens disciplinares.
 
 
Orientações
 
§Utilização da metodologia de trabalho de projecto, privilegiando-se uma relação de complementaridade entre os grupos e elementos de cada grupo, contribuindo para a solução de problemas comuns;
§Possibilidade dos alunos se relacionarem com o conhecimento através de realizações concretas;
§As realizações devem assumir produtos concretos – relatórios, objectos vários, videogramas, dossiers temáticos, páginas para Internet ou trabalhos em suportes multimédia;
§Possibilidade do aluno confrontar a teoria com a prática, tomando uma parte activa no processo ensino-aprendizagem;
§Nas situações de aprendizagem, devem experimentar-se novos caminhos, sem receio de enganos;
§O aluno avalia-se a si próprio, considerando-se que o conhecimento poderá ser transformado em acções relevantes para o seu meio social. 
 
Ao longo do ensino básico, em área de projecto devem ser desenvolvidas competências nos seguintes domínios:
§Educação para a saúde e sexualidade;
§Educação ambiental;
§Educação para o consumo;

Educação para a sustentabilidade.

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